8 coisas a não perder em Mérida, Espanha

Estivemos em Mérida, em Espanha, há algumas semanas e não podíamos ter ficado mais encantados com esta cidade que é a antiga capital da Lusitânia romana. 

A cidade de Mérida, capital da Estremadura e apenas a 65 km da fronteira com Portugal, é uma cidade cheia de história e encantos para todos aqueles que querem conhecer mais de Espanha do que apenas Madrid e Barcelona.

Localizada nas margens do rio Guadiana, esta cidade foi ocupada pelos romanos no início da sua ocupação da Península Ibérica. Actualmente o centro desta cidade ainda nos mostra estas raízes romanas e foi classificada, em 1993, como Património da Humanidade da UNESCO.

Toda a zona histórica da cidade de Mérida encontra-se numa zona acessível a pé e que pode ser visitada num só dia ou dois, caso queiras ter mais tempo para visitar tudo com mais calma.

O bilhete para entrar no conjunto do Anfiteatro e do Teatro Romano também dá acesso à Alcazaba, à Casa do Mitreo, ao Circo Romano, ao Centro Funerário dos Columbários, e à Cripta da Basílica de Santa Eulalia e tem o custo de 15€. Se comprares a entrada apenas para um monumento fica a 6€.

Partilhamos contigo 8 lugares a não perder quando visitares Mérida.

 

1. Basílica de Santa Eulália

A Basílica de Santa Eulália tem uma história incrível sobre a sua construção. Foi construído em memória de Santa Eulália, uma menina mártir que se tornou num símbolo da fé cristã numa época de perseguição romana.

Podem visitar a cripta embora a Igreja seja só possível visitar nos horários em que decorrem a missa.

 

2. Alcazaba

Este sítio foi mandado construir por Abderraman II no ano de 835 d.C. e um dos principais objectivos era  servir de protecção e ainda dominar a zona da Ponte romana sobre o rio Guadiana.

3. Fórum Romano

O fórum era a principal praça da cidade de Mérida, tal como em muitas cidades romanas, e ainda hoje é possível ver este monumento num óptimo estado de conservação.

4. Casa do Mitreo

A sul do teatro romano, a Casa do Mitreo, exibe diferentes divisões habitacionais da vivenda, uma cisterna e alguns mosaicos impressionantes.

Na mesma zona, pode visitar-se a área funerária de Columbários, um conjunto de edifícios onde se albergavam os restos mortais de algumas famílias romanas com mais posses.

5. Ponte romana sobre o rio Guadiana

Construída na época do imperador Augusto e foi a primeira obra a ser construída com uma posição estratégica para proteger Mérida e o território oriental da Península.

6. Circo Romano

Com mais de 400 metros de comprimento e mais de 100 metros de largura, este era um dos maiores edifícios de espetáculo da cidade. Tinha espaço para mais de 30 000 espetadores que se dividiam de acordo com a sua classe social.

Um dos espetáculos mais apreciados era a corrida de cavalos, com dois cavalos ou quatro cavalos (as famosas quadrigas). Os condutores destes carros eram muito populares sendo muitos deles imortalizados em pinturas e mosaicos.

Actualmente o Circo Romano tem um centro de interpretação que permite conhecer melhor o monumento antes de o visitar.

7. Anfiteatro Romano

O anfiteatro era um sítio para o povo, mais do que o Teatro Romano. Foi inaugurado a 8 a.C. e era o sítio onde aconteciam as lutas entre gladiadores, entre animais ou entre gladiadores e animais.

8. Teatro Romano

O Teatro Romano foi mandado construir pelo General Marco Vipsanio Agripa e, de acordo com a data no próprio teatro, a sua construção foi dos anos 16 a 15 a.C.

 

Apesar de estes 8 sítios serem incríveis e merecerem a tua visita, há muitos outros que não podem faltar, como o Museu Nacional de Arte Romana.

 

Algumas recomendações antes de visitares Mérida:

Como qualquer cidade na Estremadura, Mérida é extremamente quente portanto aconselhamos-te a visitar esta cidade incrível em meses mais frios. De Junho a Agosto não recomendamos de todo.

Aproveita também para ficar um fim de semana nesta cidade uma vez que tem tanta coisa para ver e explorar, muitas coisas que em apenas num dia não conseguimos ver. Mas vamos, sem dúvida, regressar.

 

Vê aqui o vlog que fizemos no dia que passámos em Mérida:



What do you think?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.