Antes de viajares para São Miguel, Açores

Finalmente trago-vos um dos posts prometidos e um sobre o qual me têm feito muitas perguntas. Se me seguem a mim e ao Sérgio no Instagram deverão ter visto que estivemos 5 dias em São Miguel, nos Açores.

Neste post encontram algumas dicas úteis sobre o que preparar antes de começares a tua viagem.

Nunca tinha visitado os Açores e a oportunidade surgiu umas 3/4 semanas antes da data de partida do voo.

Avião

Marcamos o voo pela Ryanair, uma vez que agora as lowcost viajam para as ilhas. Então marcamos a viagem – Lisboa-Ponta Delgada e Ponta Delgada-Lisboa – para 5 dias.

Atenção que para levarem mais do que uma peça de bagagem do mão – por exemplo mala de senhora mais mala de cabine – é necessário pagarem o embarque prioritário que são 5€. Aconselho a verem esta parte da política de viagem deles caso não estejam habituados a viajar com a Ryanair.

O check in é feito online e claro, mediante pagamento, podem escolher o vosso lugar no avião. Caso contrário serão sentados em lugares aleatórios e possivelmente separados da pessoa/ das pessoas com quem estão a viajar.

antes de viajares para os açores

Carro

Não há dúvida que a melhor forma para visitar a Ilha de São Miguel é mesmo alugar um carro. Sugiro procurarem com alguma antecedência. Nós alugámos carro na Ilha Verde Rent a Car e ficou a pouco mais de 100€ para os 5 dias em que estivémos na Ilha.

Levantámos o carro no aeroporto logo nas chegadas. Mais uma vez, atenção que é mais barato alugar carro nos sites – isto é, levar já o carro alugado – do que alugar na hora no aeroporto.

Também aconselho a verificarem se a agência de rent a car que estão a usar/ planear usar tem possibilidade de recolha de carro no aeroporto.

Hotel

Marcámos o nosso hotel em Ponta Delgada por um site de reservas, utilizámos o Roomdi – pela primeira vez – uma vez que era o preço mais barato.

Ficámos no Hotel Talisman no Centro de Ponta Delgada. O hotel é super central e perto de várias zonas de estacionamento.

O estacionamento em Ponta Delgada é pago das 8h às 19h mas se aproveitarem bem o dia – levantar cedo e chegar depois das 19h a Ponta Delgada não precisam de pagar nada.

antes de viajares para os açores

Onde comer

Jantámos sempre em Ponta Delgada. Existem imensos restaurantes no centro mas sugiro-vos alguns.

Comam óptima carne e pratos típicos no Churrasco onde não precisámos de marcar mesa. Fomos também a um sítio de petiscos chamado A Tasca onde aí sim, é preciso fazer reserva com alguma antecedência. Esta foi uma sugestão da minha família e realmente valeu muito a pena!

Não vi muita comida apta para vegetarianos/vegans mas acredito que consigam encontrar alguma coisa.

Dias para visitar a Ilha

Do que reparei conseguem ver os lugares mais emblemáticos em 3 dias – em breve um roteiro aqui no blog. Mas não posso deixar de sugerir os 5 dias tal como eu fiz uma vez que o tempo é muito incerto e assim podem fazer trilhos, conhecer Ponta Delgada e descansar.

O tempo

Como me apercebi assim que cheguei – chovia a potes!! – o tempo em São Miguel é bastante imprevisível. Podem apanhar as 4 estações num só dia. É normal estar bom tempo num local e que no outro esteja tudo nublado. Isso afecta a forma como vocês conseguem disfrutar da paisagem, principalmente das Lagoas.

Instalei a aplicação SpotAzores que nos permite ver, através de webcam, como está o tempo nos locais que queremos visitar. Assim conseguem programar o dia da melhor forma.

antes de viajares para os açores

Importante a ter no carro/contigo

Sugiro terem um pouco de tudo, estarem prontos para todo o tempo que apanharem. Um mapa da ilha ou uma aplicação de mapas offline – dá mais jeito que uma a precisar de dados móveis, uma toalha de praia (levei uma da Decatlhon de secagem rápida), um fato de banho, impermeável, uns ténis ou sapatos de caminhada, uns chinelos e um casaco.

Levem ainda água e comida tipo barrinhas energéticas ou mesmo marmitas para piqueniques.

 

Isto é tudo o que precisam de saber antes de visitar a Ilha de São Miguel.

Em breve partilho com vocês um Roteiro de 3 dias e ainda tudo o que precisam de ver em Ponta Delgada.



What do you think?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.