Que apps uso para edição de fotografias

Que apps usas para a edição de fotografias? Esta é das perguntas que mais vezes me fazem no Instagram e neste post encontrarás a resposta. 

Existem várias aplicações que uso antes de colocar uma fotografia no meu Instagram ou no Instagram do World Dreaming Blog.

Antes de editar fotografias é preciso tirá-las. Para isso não tenham medo de experimentar fotografar tudo à vossa volta, experimentar novos ângulos, novas perspectivas. E tirem quantas fotografias forem necessárias até existir uma ou duas que gostem realmente. Se soubessem quantas fotos tiro até gostar de uma para publicar…

Também já me perguntam que máquinas uso para fotografar e prometo que mais farei um post sobre o meu material de fotografia. Mas digo-vos que uso ou uma máquina Canon ou o meu iPhone.

world dreaming blog edição fotos

Esta é a fotografia original e aquela que escolhi para vos mostrar como edito as fotografias e que apps uso.

Para editar a fotografia uso duas aplicações: o VSCO Cam e o Adobe Lightroom.

Quando uso o VSCO Cam, uma aplicação gratuita, tenho por hábito utilizar sempre os mesmos filtros A6, C1 ou M5. Os filtros que uso variam com a fotografia e com as suas características.

Depois de aplicar o filtro ajusto sempre a sua intensidade e caso seja necessário ainda outras ferramentas disponíveis como a Saturação, a Nitidez e a Claridade. Em certos casos é ainda necessário jogar com a Exposição e Contraste mas tudo depende da fotografia que estão a utilizar.

Quando por outro lado uso o Adobe Lightroom uso os meus Presets que são basicamente filtros criados por mim que aplico às fotografias de acordo com o que pretendo de cada uma delas. Criei alguns destes Presets, que dão mais trabalho do que parece, para diversos tipos de fotografias: fotos de cidade, de natureza, de oceano, etc.

world dreaming blog edição fotos
Fotografia editada com o Adobe Lightroom
world dreaming blog edição fotos
Fotografia editada com o VSCO Cam

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como conseguem ver, gosto que as fotografias tenham uns tons brilhantes e com as cores nítidas e vivas. Tanto com uma aplicação ou com a outra consigo o mesmo tipo de resultado final. O Adobe Lightroom é grátis (a versão para o telemóvel) e a versão desktop é paga.

Eu gosto dos dois resultados e uso consoante o que pretendo da fotografia e das edições que tenha anteriormente, uma vez que gosto de manter uma edição e um tom uniforme no meu Instagram.

Finalmente gosto de usar a aplicação Snapseed para recortar a fotografia nas dimensões que costumo utilizar (4:5) e ainda para utilizar a ferramenta Reparar.

Esta ferramenta permite eliminar alguma coisa ou alguém que não querem na fotografia. Gostava de dizer que esta parte é bastante simples mas na verdade pode ser bastante complicado porque é uma ferramente muito sensível.

world dreaming blog edição fotos

Esta é a fotografia final e aquela que estaria pronta para publicar no Instagram.

Claro que poderia fazer muitas outras alterações à fotografia e poderia eliminar as pessoas e tudo o que desejasse. Mas eu gosto de editar as fotos apenas q.b.

Espero que tenham gostado deste tipo de post e aproveito ainda para dizer que não sou de todo profissional em edição de fotos, tudo o que sei fui aprendendo através de tentativa e erro. Portanto, podes sempre começar por tentar, tentar e tentar.

 



What do you think?

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.