Fomos conhecer o Museu dos Têxteis

Este fim de semana fomos até Castelo Branco e aproveitámos para conhecer o Museu dos Têxteis. Inaugurado a Julho de 2017, em Cebolais de Cima, este museu está instalado na antiga fábrica da Corga, que esteve activa entre a década de 50 e 1996.

O Museu dos Têxteis – MUTEX de Castelo Branco –  é um espaço que tem como objetivo transmitir aos visitantes conhecimentos sobre património industrial e técnico do sector têxtil, que esteve instalado nesta zona durante muitos anos.

Cebolais de Cima foi durante muitos anos, um importante polo industrial ligado ao setor têxtil, sendo que, na década de 60, chegou a ter em funcionamento na freguesia 30 unidades fabris e cerca de 1.100 postos de trabalho diretos.

Os meus avós trabalharam em fábricas têxteis, então foi muito especial para mim conseguir conhecer mais sobre aquilo que eles fizeram enquanto trabalharam.

A criação deste museu foi possível através da reabilitação, pela Câmara Municipal de Castelo Branco,  de um edifício pertencente a uma antiga firma de lanifícios – “Empresa de Cardação e Fiação da Corga Lda.”, datado dos anos 50 do séc. XX.

 

O Museu dos Têxteis é constituído por um espaço onde foram preservados os mecanismos originais da fábrica, que contemplam as fases de produção relativas à cardação e fiação.

Contempla, ainda, um espaço experimental, onde se encontra uma sala audiovisual e mecanismos relativos ao processo de tecelagem.

Entre estes dois pisos, encontramos um terceiro espaço intermédio, designado por “espaço memória”, que tem o objectivo a apresentação de tributos aos trabalhadores e empresários responsáveis pela criação desta indústria.

 

Não podemos deixar de recomendar passarem por este museu se alguma vez estiverem na zona. Vale, sem dúvida, a pena conhecer mais sobre este sector que esteve muito presente em Portugal.

 

Direcções e Informações:

Avenida Infante Dom Henrique, Nº33
6000-500 Cebolais de Cima

272 989 047

Terça a Domingo
10h00-13h00 e das 14h00-18h00


What do you think?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.