Sarcófago de Tutankamon abre-se em Lisboa

Sarcófago de Tutankamon abre-se em Lisboa

Sem maldições, mas com a mística do Antigo Egipto bem presente, a exposição “Tutankamon – Tesouros do Egipto” dá a descobrir os mistérios do faraó mais famoso de todos os tempos.

EXPOSIÇÃO TUTANKAMON – TESOUROS DO EGIPTO

Patente no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, até ao próximo dia 1 de Maio, esta mostra traz a Lisboa mais de 100 peças que permitem recriar com rigor o túmulo de Tutankamon, descoberto no Vale dos Reis, em 1922, por uma expedição liderada pelo arqueólogo britânico Howard Carter.

Apesar da distância do árido deserto egípcio e das margens do incontornável Rio Nilo, as réplicas que compõe esta interessante exposição fazem-nos entrar verdadeiramente no mundo das grandes pirâmides e dos inestimáveis tesouros que têm vindo a deslumbrar a Humanidade desde há várias eras.

EXPOSIÇÃO TUTANKAMON – TESOUROS DO EGIPTO

A música ambiente, com as típicas sonoridades árabes, ajuda a entrar no espírito do aventureiro explorador que está prestes a desvendar um tesouro escondido há milhares de anos, não temendo dar de caras com uma múmia cujo sossego eterno no seu sarcófago foi abruptamente interrompido.

Além da reprodução fidedigna das três câmaras descobertas por Howard Carter nesta aventura marcante da história da Arqueologia e das fiéis réplicas das peças encontradas no túmulo que se julgava amaldiçoado, a exposição “Tutankamon – Tesouros do Egipto” conta com documentários e fotografias originais que nos ajudam a entender a história deste jovem faraó e a dimensão do feito do arqueólogo britânico.

Recomendada para pessoas de todas as idades, a exposição, que abriu portas a 21 de Janeiro, está aberta todos os dias da semana e tem à disposição bilhetes de diferentes valores, existindo ingressos mais baratos para crianças, estudantes, seniores e famílias (de dois adultos e três crianças até aos 11 anos).

Os interessados poderão encontrar todas as informações úteis no portal oficial desta mostra.

 

Texto: Sérgio Mendonça
Fotos: Sérgio Mendonça



1 thought on “Sarcófago de Tutankamon abre-se em Lisboa”

Deixar uma resposta