Um dia em Antuérpia

Quando começámos a planear a nossa viagem à Bélgica sabíamos que queríamos visitar mais do que Bruxelas. Foi assim que surgiu a ideia de passarmos um dia em Antuérpia.

Se nos acompanharam aqui no World Dreaming Blog e nos Instagrams (o do blog, o meu e o do Sérgio), sabem que fomos à Bélgica em Outubro.

Antes de mais partilho já algumas dicas sobre a Bélgica aqui. Podes encontrar tudo o precisas de saber antes de entrares no avião com destino às tuas próximas férias.

Vamos lá agora conhecer a Antuérpia:

Antuérpia é a maior cidade da região da Flandres, na Bélgica. Está localizada mesmo na fronteira com os Países Baixos que era possível vermos (bem lá ao fundo) o país vizinho.

A cidade fica localizada na margem do Rio Escalda. O porto da cidade é um dos maiores e mais importantes do mundo.

À semelhança do que fizemos quando vistámos Bruges – lê mais aqui – apanhámos o comboio de Bruxelas para Antuérpia de manhã cedo na Gare Central em Bruxelas.

Quando chegamos à cidade, a primeira coisa que notamos é a estação central de Antuérpia que é lindíssima e um dos grandes monumentos famosos da cidade.

Vale a pena tirar alguns minutos para observar a sua arquitectura, está considerada como uma das estações mais bonitas do mundo.

Para chegar ao centro da cidade – e onde está grande parte dos momumentos – passámos por uma avenida cheia de lojas de comércio: umas mais tradicionais, como o caso de lojas de diamantes (a cidade tem sido um foco do comércio de diamantes há vários séculos. Estima-se que 84% dos diamantes brutos do mundo passam pela cidade), e outras lojas mais habituais como a Zara.

Uma das praças que vão logo ver é a Groenplaats, que é a principal praça da cidade onde vão encontrar imensas opções para comerem. Umas mais baratas que outras, claro. 

Nós optámos por comer no Jack Premium Brugers e recomendamos muito porque adorámos e foi super barato – tendo em conta todas as opções.

Muito perto desta praça encontra-se a Catedral de Nossa Senhora da Antuérpia e nós decidimos não entrar uma vez que se pagava cerca de 5€.

Em frente à catedral há uma zona de restaurantes e de lojinhas típicas e também esta escultura (fotografia acima) super fofa no meio da praça.

A parte mesmo central da cidade é a zona do Grote Markt onde está localizada a Câmara Municipal da cidade de Antuérpia. Supostamente a câmara é linda e está cheia de bandeiras mas não conseguimos ver porque estava em obras.

Nesta parte da cidade já estão super perto do rio. É nessa zona ribeirinha que estão localizados alguns dos outros monumentos da cidade.

O castelo, Het Steen, fica mesmo junto ao rio e, infelizmente, também não conseguimos visitar por se encontrar em obras. Mas isto para nós só significa que temos que regressar à cidade.

Mas descobri, através de muitas pesquisas, que a visita ao castelo é gratuita. Portanto, de certeza que vale a pena visitar este monumento.

Apesar de muitas coisas da cidade estarem em obras, fomos procurar a melhor vista da cidade. E o melhor é que foi gratuita (e deslumbrante).

O Museum ann de Stroom (MAS) é este edifício localizado no porto da cidade, num estilo moderno e é considerado o maior e mais importante museu da cidade.

Este museu tem 9 pisos e é possível subir ao último – de forma completamente gratuita – para admirar uma vista 360º para toda a cidade.

A entrada custa 10€ sem acesso às exibições temporárias.

Esta é parte da vista que consegues ter deste miradouro. Não podemos deixar de recomendar este sítio para verem a cidade de cima.

Tive imensa pena de não conseguir ver alguns dos monumentos mais míticos da cidade e espero conseguir regressar para ver tudo o que me faltou.

Para saberes mais sobre a Bélgica:



What do you think?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.