Uma boa mala de viagem é um dos essenciais para qualquer viagem que faças. Mas saber escolher uma boa mala de viagem poderá ser complicado.
Para te ajudar reuni 6 dicas que te irão ajudar a encontrares a melhor mala. Como sempre, e como já é costumo dizer, é preferível investir numa boa mala que durará muitos anos do que estar sempre a ter necessidade de comprar uma nova.
Antes de mais acho que é importante ter, pelo menos, três diferentes variedades de malas de viagem: uma mala porão, uma mala de cabine e um saco de viagem para escapadinhas de fim de semana.
Descobre aqui as minhas 6 dicas para escolheres a melhor mala de viagem:
- Malas de tecido ou malas rígidas
Aqui sugiro que penses na durabilidade da mala. Uma mala rígida é feita de materiais como policarbonato e polipropileno. Quanto mais rígidas são, maior resistência terão a eventuais quedas no aeroporto. Também são impermeáveis o que pode ser uma vantagem.
Por outro lado, as malas de tecido são menos duras (logo, mais leves – e isso é importante na hora de pesar a mala) mas podem não ser tão resistentes a quedas.
Estas malas costumam ser mais baratas. Mas como, por vezes, o barato saí caro, é importante ter em conta o tipo de tecido. E procurar um que seja à prova de água.
- Tamanho da mala
Com tamanho da mala é importante saberes se preferes uma mala de cabine ou uma mala de portão. Eu viajo, quase sempre, com mala de cabine.
Mas mesmo com as malas de cabine deves ter em conta as várias medidas das mais várias companhias aéreas.
Usa o Assistente de Bagagem da App da Momondo para confirmares as medidas da tua bagaem para as diferentes companhias aéreas.
- Mobillidade da mala: 2 rodas ou 4 rodas
Outro aspecto muito importante é a forma como vais transportar a mala. Eu escolho sempre malas com 4 rodas uma vez que são muito mais fáceis de transportar.
A única desvantagem deste tipo de malas é que as rodas, ao contrário das malas com 2 rodas, não estão tão bem protegidas e estão muito mais susceptíveis a partir-se na confusão do aeroporto. Principalmente se for uma mala de porão.
- Cor ou estilo da mala
Nada melhor do que uma mala com uma cor diferente das restantes na recolha de babagem no aeroporto. Quantas malas pretas, cinzentas ou azuis escuras há?
As minhas malas são sempre cor-de-rosa. Uma cor que adoro e uma cor que é bastante diferente e fácil de identificar.
Caso não queiras uma mala colorida podes sempre decorá-la com autocolantes ou de qualquer outra forma.
- Segurança da mala
Para mim também é importante ter uma mala com cadeado. Mesmo uma mala de cabine.
Mas há diferentes tipos de cadeados: tens os cadeados imbutidos ou os cadeados removíveis. Se precisares de segurança adicional podes ainda comprar uma fita de segurança como estas aqui.
- Interior da mala
A forma como a mala está dividida no seu interior também é importante. Há imensas opções. Um divisão metade-metade ou uma divisão estilo tampa. Bem como todos os bolsos e fechos adicionais que uma mala poderá ter.
Também pode ser importante verificares se a mala tem um fecho exterior que permite expandir ligeiramente a mala. Isto poderá ser-te útil para fechar a mala.
Há ainda outros factores a considerar quando compras uma mala:
Comprar uma mala de viagem nem sempre é barato. E por vezes é mesmo melhor não ser. Afinal quantas vezes não ouvimos dizer que o barato saí caro?
É preferível investir uma vez numa boa mala do que estar sempre a comprar uma mala para cada viagem que se faça.
Mas é ainda importante verificares se a mala (os fechos, as rodas, os cantos da mala) que vais levar está em bom estado. Depois é ainda importante perguntares se a mala têm garantia e exactamente o que a mesma cobre.
Há duas marcas de malas que uso e recomendo: a American Tourister e a Paco Martinez. Tenho malas destas duas marcas e nunca me deixaram ficar mal. E pela sondagem que fiz no Instagram muitos de vocês desse lado também gostam destas duas marcas.
O que achaste?