Se estás a ler este post há uma grande probabilidade de estares a considerar criar um blogue de viagens. E não consigo pensar numa ideia mais incrível! Vou-te ajudar a criar um blogue de viagens com este guia passo a passo de tudo o que precisas de saber.
Escrevo-te este post depois de ter feito muitas experiências e muitos erros desde que criei o meu blogue de viagens em 2016. Espero conseguir-te ajudar neste processo que parece bastante assustador. Este processo de criar um blogue de viagens de raiz. Consegues criar um blogue em pouco mais de 30 minutos. Mas não te deixes enganar: não é criar um blogue que dá trabalho, é manter um blogue que dá trabalho.
Desde que criei o blogue em 2016 para partilhar as minhas viagens, dicas e sugestões com os meus amigos que este cantinho aqui na Internet já me deu experiências incríveis e oportunidades de trabalhar com marcas fantásticas.
Vamos lá ao passo a passo de como criar um blogue:
1. Escolher um nome
Esta é, muito provavelmente, a etapa que vai demorar mais tempo. Mas também é a parte mais divertida. O nome do teu blogue vai ser o nome que os teus leitores vão ver em primeiro lugar. Deve ser uma coisa simples mas fácil de associar ao tema que vais abordar.
Quando decidires o nome do blogue procura-o no Google para ver se já está associado a alguma coisa.
2. Comprar o domínio + alojamento
Depois deste primeiro passo tens duas grandes hipóteses: usares uma plataforma grátis (como o Blogger, por exemplo) ou investires num alojamento pago. A minha recomendação é usares um alojamento pago. Já encontras opções a um pouco mais de 50€/60€ por ano.
Assim que tiveres escolhido o nome do teu blogue aconselho-te imenso a comprares logo o domínio. Novamente numa das plataformas de alojamento (Bluehost, WebHS ou Namecheap). Consegues comprar o alojamento, o domínio e seguir todas as instruções para colocar o teu blogue a funcionar.
Depois de teres o teu domínio registado (a parte do .com do teu blogue) e teres escolhido a tua plataforma de alojamento, está na hora de instalares o WordPress.org como a plataforma onde vais criar todo o conteúdo para o teu blogue.
O WordPress.org é a plataforma usada pela maior parte dos bloggers uma vez que é super simples e fácil de utilizar. Não é preciso saberes nada de código. E claro, vais ter as instruções para fazeres tudo isto na plataforma de alojamento que escolheres.
3. Escolher o tema
Depois de teres o teu blogue a funcionar – no WordPress.org (é a minha maior sugestão), está na altura de procurares um tema ou template para o teu blogue. Eu comprei o meu na 17th Avenue Designs e recomendo imenso. Os temas são lindíssimos e são muito fáceis de instalar e de configurar ao teu gosto.
Claro que também há imensos temas grátis que podes usar.
4. Configurar as páginas do blogue
Assim que tiveres o teu blogue operacional está na hora de configurares tudo. A barra lateral, os menus e páginas importantes como “Sobre”. Não te esqueças de colocar os links para as tuas redes sociais.
5. Criar conteúdo
Finalmente tens o blogue criado. Agora começa a parte mais difícil: criar conteúdo. Pode parecer fácil, mas é a parte mais trabalhosa de ter um blogue. Mas é também é a mais divertida. Espreita agora as minhas dicas sobre a criação de conteúdo.
Dicas sobre criação de conteúdo:
Layout de um post de blogue:
Usa títulos e subtítulos para ser mais fácil ler o teu conteúdo. Faz pausas no texto usando imagens. Mas mantém uma boa relação imagens-texto.
Publica regularmente:
Eu sei que não sou a melhor pessoa para dizer isto (não publico conteúdo há imenso tempo por aqui) mas é importante seres regular nas tuas publicações no blogue para manteres a tua audiência interessada.
Ouve o que a tua audiência pede:
Uma coisa importante é escreveres o que tu gostas. Mas também é importante escreveres sobre o que a tua audiência gosta/quer que tu escreva. Basta perguntares à tua audiência.
Sê original:
Esta dica é válida para todas as redes sociais e não só para os posts de blogue: sê original.
O que achaste?