Uma das belezas naturais que temos em Portugal é o Alentejo. E é um dos sítios que mais sítios mágicos e ainda assim menos conhecidos para tu visitares. Descobre neste guia para o Alentejo quais são os sítios que não podes perder.
O Alentejo tem 3 distritos – Portalegre, Évora e Beja – e tens muito para conhecer. Se conheces muito pouco desta zona de Portugal ou se não conheces nada, este post vai-te ajudar a descobrir quais são os principais sítios que não podes perder na tua próxima visita a esta zona do país.
Vamos lá agora saber quais são os sítios que não podes perder no Alentejo em cada distrito.
Sítios a visitar no Alentejo no distrito de Évora:
O distrito de Évora tem alguns dos meus sítios favoritos e alguns dos sítios que não podes perder.
Todas as visitas ao Alentejo tem de começar por Évora. Felizmente tenho um pequeno guia para ti com todas as coisas que não podes em Évora e ainda partilho contigo onde ficar a dormir na capital do distrito de Évora.
Ainda no distrito de Évora recomendo que visites Evoramonte – uma vila histórica que se situa a 26 km de Évora. Podes conhecer o Castelo de Evoramonte e recordar um bocadinho da história de Portugal.
Também é obrigatória uma paragem em Vendas Novas para provar as famosas bifanas de Vendas Novas. Bem como uma paragem em Mora para conhecer o Fluviário de Mora.
Não posso deixar de recomendar uma visita a Vila Viçosa onde há tanta coisa para ver e para conhecer. Entre o Paço Ducal e o Castelo e mesmo a própria vila que é de encantar, recomendo passarem um dia por lá para explorarem com tempo. O melhor é mesmo até passar no posto de turismo e procurar informações de sítios a conhecer.
Recomendo ainda mais três paragens obrigatórias no distrito de Évora: Monsaraz, Estremoz e Montemor-o-Novo.
Sítios a visitar no Alentejo no distrito de Portalegre:
No distrito de Portalegre também há sítios incríveis que merecem a tua visita como Marvão e Castelo de Vide, bem perto de Portalegre. Podes visitar esta zona num fim de semana. Conheces Portalegre e ainda Marvão e Castelo de Vide em apenas dois dias. É sem dúvida um excelente passeio de fim de semana.
Tens ainda outros sítios no distrito de Portalegre que merecem a tua visita como é o caso de Montargil. Recomendo Montargil para passares uns dias a descansar e a relaxar. No guia de Sugestões de Alojamentos no Alentejo que está disponível na Biblioteca de Viagens podes encontrar sugestões de sítios para ficar em Montargil, sítios onde descansar é o objectivo número um.
Não podes ainda perder Elvas e Campo Maior. São outros dois sítios que vale muito a pena conheceres.
Sítios a visitar no Alentejo no distrito de Beja:
Em Beja tens muitos outros sítios para visitar, sendo alguns dos obrigatórios a maior parte das cidades e vilas costeiras que fazem parte da Costa Vicentina – podes ler aqui mais sobre as paragens obrigatórias da Costa Vicentina. Não podes perder Odemira e Odeceixe bem como Zambujeira do Mar e Vila Nova de Milfontes.
Claro que também é obrigatório conheceres a capital do distrito, a cidade de Beja. Outras paragens obrigatórias neste distrito incluem as cidades Serpa e Mértola.
Beja é provavelmente o distrito que menos conheço – tirando claro a parte litoral.
Guia para o Alentejo:
Estas são os principais sítios que não podes perder quando visitares o Alentejo. São tudo sítios que vais adorar – tenho a certeza – e são sítios que fazem parte da história do nosso país. E para te ajudar ao máximo a planeares as tuas próximas viagens, já escolhi alojamentos para ti.
Só precisas de aceder à Biblioteca de Viagens clicando na imagem abaixo. E vais encontrar vários documentos gratuitos para download. Um deles é um guia com sugestões de alojamento para o Alentejo onde vais encontrar mais de 20 sugestões de alojamento.
Só precisas de escolher a tua favorita e reservar. O que estás à espera?
Este post pode conter links de afiliados.
O que achaste?