Viajar sempre foi uma das minhas coisas que mais gosto de fazer no meu tempo livre. E nos últimos anos tenho tido cada vez mais essa oportunidade. E aprendi a fazer com que uma viagem seja mais tranquila e mais divertida. Procurar inspiração é sempre o ponto de partida para qualquer uma das minhas viagens.
E decidi criar esta série de Dicas de Viagens com tudo o que fui aprendendo ao longo dos anos. Há, sem qualquer dúvida, fases comuns para qualquer viagem: inspiração, planear, marcar, fazer a mala, dias da viagem, quando chegas ao destino.
Vais encontrar posts dedicados a todas estas fases. Este post é dedicado à primeira fase da viagem: procurar inspiração.
As fontes de inspiração são infinitas. Pode ser uma imagem lindíssima no Instagram ou pode ser uma recomendação de um amigo. A fase de inspiração para uma viagem é encontrar aquela sensação de magia, de sítios incríveis que queremos conhecer e ver com os nossos próprios olhos. Aquela sensação de magia que te faz querer viajar em primeiro lugar.
Pessoalmente, eu consigo encontrar inspiração em literalmente todo os lado – uma fotografia no Instagram, uma fotografia no Pinterest, uma revista ou até num história de uma amiga.
Vão sempre haver destinos que te vão chamar à atenção e vais querer viajar para lá no minuto a seguir. Sempre que tiveres esta sensação, guarda esse destino. E se fores como eu e passares metade o tempo a sonhar acordada com as tuas próximas viagens, depois de um tempo consegues criar uma Travel Bucket List.
Quando começares a desenvolver a tua lista de destinos a visitar, é importante começares também a pensar sobre todos os aspectos da organização da viagem. Quando vires um destino que gostes não te limites a fazer um screenshot ou a guardar a foto no Instagram. Escreve notas sobre esse destino.
Eu gosto de escrever, por exemplo, em que estação do ano quero visitar determinado destino (Paris na Primavera, Bruges no Outono, etc).
Podes ainda classificar de acordo com o tipo de viagem (aventura, romântica, educacional, etc).
Da próxima vez que quiseres marcar uma viagem é consultares a tua lista. E depois é só escolher qual o destino que queres conhecer.
Se estiveres indeciso entre vários destinos podes fazer-te a ti própria várias perguntas: Com quem vais viajar? Quando podes viajar? Qual é o teu orçamento? Quanto tempo tens disponível para a viagem?
E assim, sem muito esforço, torna-se mais fácil procurar inspiração para o teu próximo destino.
Continua desse lado para o resto desta série de Dicas de Viagens.
Gostaste deste artigo? Não te esqueças de o guardar no Pinterest!
O que achaste?