Muitas vezes oiço pessoas a dizer que foram a Braga. E quando pergunto o que viram na cidade dizem-me que foram até ao Santuário do Bom Jesus do Monte. Ora, isso não é conhecer verdadeiramente Braga, não é verdade? Para te ajudar reuni aqui alguns sítios que não podes perder se não tiveres muito tempo para conhecer e explorar a cidade.
Apesar de a cidade ser conhecida como a cidade dos Arcebispos, há muito mais para descobrir nesta cidade portuguesa. Contudo, é para os fãs de um turismo mais religioso (ou para quem gosta de arquitectura), que a cidade de Braga é imperdível.
O que precisas de saber antes de visitar Braga:
Se nunca visitaste Braga, esta informação é para ti: é muito difícil estacionar no centro de Braga. Os melhores sítios para estacionares são os parques de estacionamento subterrâneos. Eu recomendo-te o Parque Campo da Vinha. Está super bem situado e tem os preços mais aceitáveis.
Se ficares alojado em algum hotel pergunta se tem acordo com algum parque de estacionamento (possivelmente vão ter) e dão-te um cartão de acesso ao parque de estacionamento o que faz com que fique muito mais em conta.
A melhor forma de conhecer Braga é andar a pé para todo o lado. Só precisas de ir de carro para os sítios que são fora do centro da cidade como o Santuário do Bom Jesus do Monte.
Roteiro de Braga: sítios que não podes perder
Há imensos sítios que não podes perder na cidade de Braga. Entre Igrejas, cafés históricos ou detalhes arquitectónicos, a cidade de Braga tem tudo.
Não é segredo para ninguém que Braga tem imensas Igrejas, Basílicas e Santuários. Para visitar aconselho sempre que verifiquem os horários das celebrações religiosas de forma a não perturbarem as missas ou celebrações.
Igrejas a visitar:
- Basílica dos Congregados
- Igreja da Lapa
- Igreja dos Terceiros
- Capela da Nossa Senhora da Torre
- Igreja de Santa Cruz
- Igreja de São Marcos
- Sé de Braga (bilhete normal 5€ – dá acesso ao Tesouro-Museu + Capelas e Coro + Catedral – mais informação aqui)
- Santuário Bom Jesus do Monte
- Santuário do Sameiro (consulta informação aqui)
- Mosteiro de Tibães (bilhete normal 4€ – mais informação aqui)
Sem dúvida que o Santuário do Bom Jesus do Monte é o ponto turístico mais conhecido em Braga e por isso mesmo é o sítio que não podes perder. Apesar deste Santuário ser o mais conhecido, não é o único sítio que tens de conhecer na cidade de Braga.
Lê mais sobre o Santuário do Bom Jesus aqui neste post. Partilho imensas fotografias e outras informações importantes sobre este sítio.
A melhor forma de conheceres praticamente todos estes sítios é a pé. Para te ajudar ainda mais criei este mapa para todas as Igrejas, Basílicas e Santuários em Braga.
Mesmo no centro da cidade de Braga também tens muitos outros sítios que merecem a tua visita. Grande parte deles são sítios de passagem – como a Praça da República – ou detalhes arquitectónicos que tens de espreitar – como o Arco da Porta Nova.
Na lista abaixo encontras disponível os outros pontos de interesse que recomendo que visites na cidade. Destaco especialmente o Jardim de Santa Bárbara e a Livraria 100º Página.
Outros pontos de interesse em Braga:
- Arcada da Lapa
- Arco da Porta Nova
- Café Vianna
- Café Astória
- Café A Brasileira
- Casa dos Crivos
- Jardim de Santa Bárbara
- Largo do Paço
- Livraria 100º Página
- Miradouro do Picoto
- Praça da República
- Palácio do Raio
- Theatro Circo
- Torre de Menagem do Castelo de Braga
Os cafés que estão nesta lista são considerados emblemáticos nesta cidade. Porque não aproveitar para fazer uma pausa e beber um café num destes sítios enquanto observas a vida na cidade?
O Jardim de Santa Bárbara localiza-se no centro histórico da cidade. É um jardim público municipal, junto à ala medieval do Paço Episcopal Bracarense. Cheio de flores com cores maravilhosas é um dos sítios que considero obrigatórios conhecer.
A Torre de Menagem é quase só o que resta do antigo castelo da cidade. Esta torre estava localizado no ponto mais alto do burgo medieval e têm o brasão de D. Fernando sobre a porta. O castelo foi demolido em 1906 apesar de ainda existirem alguns vestígios do mesmo.
A Livraria 100º Página é uma livraria independente, onde se realizam exposições, apresentações de livros, debates, concertos, animações infantis, ateliers, entre outros.
Está localizada no espaço da Casa Rolão e é um espaço diferente e único. Não posso deixar de recomendar passarem por lá e, se vos for possível, comprarem um livro de forma a conseguirem apoiar as livrarias independentes e os negócios locais.
Onde comer em Braga?
Braga tem imensos sítios onde se pode comer bastante bem. Mas quando perguntei no Instagram, aos meus amigos desta cidade ou no Hotel, as sugestões foram sempre as mesmas. Por isso mesmo quero deixar-te aqui uma lista de sítios que recomendo.
Não tive oportunidade de experimentar todos, mas acredito a 100% em todas as recomendações.
- Taberna Belga (para Francesinhas)
- Domus Vinus (para tapas portuguesas)
- Dona Elvira (mais caro mas excelente)
- Dona Petisca (para refeições mais rápidas)
- Bira dos Namorados (Hamburgueria)
- Taberna Londrina (também para Francesinhas)
- Taberna Velhos Tempos (comida típica portuguesa)
Recomendo que tentem reservar mesa sempre que possível. O meu favorito de todos estes foi a Taberna Velhos Tempos e recomendo a 100%. O arroz de pato está divinal e não podia deixar de recomendar que provassem este prato.
Onde ficar em Braga? As minhas sugestões de alojamento
Sempre que vou conhecer uma cidade gosto de ficar alojada o mais central possível. Escolhemos o Hotel Moon & Sun Braga, localizado mesmo no centro da cidade. Como sempre reservamos o hotel através do Booking.com.
Os funcionários foram absolutamente incríveis e o hotel é bastante acolhedor e super limpo. O pequeno-almoço também foi espetacular com imensa variedade.
Para te ajudar a escolher o hotel de acordo com as tuas necessidades, reuni alguns aqui:
- Hotel Ibis Braga
- Hotel Moon & Sun Braga
- Hotel do Parque
- Melia Braga Hotel e Spa
- Vila Galé Collection Braga
- Basic Braga by Axis
O que achaste?