Visitar o Gerês é, sem dúvida, algo que recomendo a fazer no Outono. As cores do Outono são, como vocês sabem, as minhas favoritas. Há ainda a vantagem de estarem muitos menos turistas nesta época do ano e, por ser época baixa, é bem mais em conta.
Recomendo ficarem alguns dias nesta zona do país, eu diria 3 dias. E a minha outra recomendação é ficarem em apenas um ponto fixo no Parque Natural Peneda Gerês e irem percorrendo a zona à volta de carro.
Em relação ao alojamento, vou-vos recomendar ficarem na Vila do Gerês e no Hotel Carvalho Araújo. Foi o hotel onde fiquei e apesar de ser pequenino é bastante bom tendo em conta o preço. Lê a minha review deste hotel aqui.
Que sítios visitar no Gerês?
O primeiro sítio que recomendo visitarem é mesmo a Vila do Gerês. Eu acordei cedo numa manhã para um passeio pela vila – com direito a nevoeiro no topo das árvores e o nascer do sol.
Ainda na vila, e como mencionei antes, considero importante visitares as Termas do Gerês. Não te esqueças de consultar o site oficial para mais informação sobre este sítio.
O Gerês também é conhecido pelas suas diversas cascatas. A Cascata do Tahiti é, provavelmente, das mais cohecidas. Chegar até à zona da cascata não é muito difícil mas é preciso descer entre as pedras e raízes das árvores. Mas, em todo o caso, sugiro procurares as coordenadas exactas da Cascata para não te perderes ou não deixares de visitar.
Mas a minha cascata favorita no Parque Natural Peneda-Gerês é a Cascata do Arado.
Chegar à Cascata do Arado pode se ligeiramente complicado. À saída da Ermida, num entrocamento, ainda terás de percorrer (de carro, por favor, porque eu queria ir a pé) um quilómetro em terra batida. Quando o caminho de terra batida chegar ao fim vais ver uma ponte sobre o rio Arado. É nesta zona que vais estacionar.
E vais, provavelmente, ficar confusa porque não vês cascata nenhuma.
Para veres a cascata tens de subir uma escadaria ao lado da ponte e aí sim, irás conseguir ver a cascata. Vale bem a pena a subida, prometo.
Esta zona do Parque Natural tem uma espécie de portagem – e sim, tens de pagar um valor. Mas não te preocupes porque o passeio é longo.
As fotografias só mostram a beleza desta zona, ora espreita:
Sítios a visitar um bocadinho mais longe da Vila do Gerês:
Outro dos sítios de paragem obrigatória nesta zona do país é o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, na freguesia de Gavieira, em Arcos de Valdevez.
A única coisa que achei nesta zona aqui é de não existirem sítios para comer. Se visitares esta zona do país entre 31 de Agosto e 8 de Setembro, aproveita para assistir à festa anual em honra de Nossa Senhora da Peneda.
E claro, outra das zonas a não perder é a aldeia de Soajo e os seus espigueiros. Os espigueiros (na fotografia abaixo) são estrutruras de pedra utilizadas para secar o milho. Nesta aldeia podes encontrar 24 espigueiros e foram classificados em 1983 como Imóveis de Interesse Público.
Pronta para visitar o Gerês?
[…] também aqui um pequeno guia sobre visitar o Gerês para vos ajudar nas vossas […]