Óbidos é uma das vilas mais amorosas de Portugal – na minha opinião quase que consegue ser uma séria rival para Sintra – e é uma das vilas que muita gente ainda não conhece. Mas a 80km de Lisboa, é uma paragem imperdível.
Eu recomendaria passar uns 2 dias nesta zona do país. Um dia para explorar Óbidos e outro dia para ir até ao Buddha Eden Garden no Bombarral e/ou o Dinoparque na Lourinhã.
E foi precisamente isto que eu fiz da última vez que visitei Óbidos.
O que fazer em Óbidos?
Em Óbidos ainda existem algumas coisas que não podes perder.
A regra número um para visitar a vila de Óbidos é ter sapatos confortáveis. Vais andar sempre a pé pela vila, em ruas de pedra e também em cimda da muralha.
Porta da Vila
Esta é a entrada principal da Vila e por si só já é uma atração a não perder. Para entrares na zona das muralhas terás de passar por esta porta e a sensação com que ficas é que estás a passar um portal mágico para o passado. É incrível.
Muralha da Vila
Sem dúvida a minha parte favorita de Óbidos: a muralha. Toda a vila é rodeada por uma muralha de pedra. Quando entram dentro da muralha pela Porta da Vila, se repararem do lado esquerdo, há uma escada para subirem à muralha.
Podes começar o teu passeio por precorrer a muralha toda e depois descer e perderes-te nas ruelas da vila.
Mas não posso deixar de recomendar cuidado e atenção. Há zonas sem protecção de um dos lados das muralhas, não há corrimão nas escadas, os degraus são altos e o caminho de pedra é irregular. Atenção especialmente se viajam com crianças ou se, como eu, são muito desastrados.
Castelo
O castelo de Óbidos não é enorme como outros castelos em Portugal. Mas parece um castelo de contos de fadas. O castelo fica na ponta oposta à entrada principal e é impossível não ver assim que se entra nas muralhas.
As ruas de Óbidos
A melhor parte de visitar Óbidos é conseguir passear por todas as ruas da vila. As ruas também parecem um portal mágico para o passado.
Passear, parar para ver umas lojas tradicionais portuguesesas, passear mais um bocado e parar para beber uma Ginjinha de Óbidos é o plano indicado.
E tirar muitas fotografias, porque é mesmo um sítio mágico.
Descobre outras actividades que podes fazer em Óbidos:
Onde comer em Óbidos?
Para uma refeição dentro das muralhas tens que contar com uma coisa: o preço é quase sempre para os turistas não portugueses. Nós acabámos por comer no JamonJamon e até foi uma boa refeição.
Mas há imensas opções. É mesmo uma questão de escolheres um que te pareça bom.
Os festivais de Óbidos mais conhecidos:
Mercado Medieval de Óbidos – de meados de Julho a início de Agosto. Entrada paga.
Vila de Natal – de meados de Dezembro a início de Janeiro. Entrada paga.
Festival do Chocolate – entre Março e Abril. Entrada paga.
Se queres visitar Óbidos sem confusões, aconselho que evites estas épocas do ano.
Podes ainda verificar as datas de cada evento: ou para evitares ou para ires ao evento.
Este post pode conter links de afiliados.
O que achaste?